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Introdução à Minimização de Resíduos: uma abordagem pedagógica

O assunto lixo tem sido crescentemente abordado. Passou a ser discutido não só da perspectiva da limpeza do ambiente como também da destinação dos resíduos. Vários programas de coleta seletiva passaram a ser desenvolvidos, muitas vezes apoiados pelo poder público e/ou pela iniciativa privada. A discussão em torno da reciclagem tem contribuído para ilustrar a responsabilidade de cada indivíduo na manutenção da qualidade do meio.

Entretanto, sob o aspecto ambiental, o trabalho educativo costuma supervalorizar a reciclagem como solução para o tratamento do lixo. Além disso, do ponto de vista pedagógico, a prática educativa tem se limitado, com freqüência, à realização de campanhas, gincanas, eventos e/ou atividades com resultados efêmeros, sem articulação entre as disciplinas ou sem que a escola se aproprie da proposta de cuidar de seu próprio lixo de modo coerente e efetivo. Em certos casos, a escola até incentiva a geração de lixo, ao promover campanhas de “arrecadação de recicláveis” baseadas na noção de quanto mais, melhor.

Este curso pretende resgatar a noção de desperdício como uma das raízes do problema do lixo, estimulando a reflexão sobre a necessidade de revermos nosso atual padrão de consumo e nossas estratégias educacionais adotadas no enfrentamento da questão.

Objetivos

1) satisfazer as expectativas dos participantes em relação ao tema,

2) fortalecer vínculos afetivos com o ambiente e sensibilizar cada participante para a importância do seu papel na melhoria da qualidade ambiental,

3) (re)discutir noções e estratégias normalmente associadas ao trabalho pedagógico referente ao lixo, contribuindo para um olhar transversal da temática dentro do currículo escolar, no contexto da educação ambiental

4) propiciar subsídios técnico-pedagógicos que possibilitem aos participantes iniciar programas de combate ao desperdício e de separação de resíduos para reciclagem e compostagem na sua unidade de ensino.

Público: professores, diretores, coordenadores pedagógicos, lideranças comunitárias, agentes de saúde e demais  interessados no desenvolvimento de projetos/programas educativos voltados à minimização de resíduos

Metodologia: o curso é desenvolvido com uma abordagem participativa, valorizando dinâmicas de grupo e a construção coletiva de projetos na área de resíduos.

Conteúdo programático: o curso aprofunda as questões abordadas nas palestras e inclui ainda visitas técnicas a aterros, usinas de compostagem, cooperativas de catadores e indústrias recicladoras, conforme o município em que é realizado. Além disso, o curso explora aspectos de educação ambiental relativa ao lixo: princípios, atividades e análise de material didático.

Duração: 8, 16, 24 ou 40 horas, conforme o interesse do solicitante

Alguns cursos já realizados

...para cooperativas de catadores

...para educadores, professores, universitários, agentes de saúde e lideranças comunitárias