Programas de compostagem

A compostagem é um processo aeróbico controlado, desenvolvido por um conjunto de organismos que trata e estabiliza resíduos para a produção de fertilizante orgânico. Ou seja, além de diminuir a quantidade de lixo, a compostagem resulta em material para uso doméstico, agrícola ou municipal, que melhora as características físico-químicas do solo. Os locais ou estruturas onde ocorre a compostagem são chamados de pátio de compostagem  ou, em escala menor, de composteira.

 Foto 1 - Pátio de compostagem

Foto 2 - Composteira

Mais do que produzir material valioso para o solo, a compostagem tem valor educativo inestimável. O acompanhamento do processo e o manuseio do composto pronto permitem que as pessoas revejam seus preconceitos com relação à matéria orgânica descartada, à decomposição biológica, aos organismos do solo, das (temidas) bactérias, fungos, etc. O processo, desde que bem controlado, é tão seguro sob o aspecto sanitário que já montamos composteiras até em escolas e creches.

Alguns projetos desenvolvidos:

Siemens - Unidade Anhanguera, São Paulo, SP (Foto 1)
Horta Comunitária Santa Luzia – Vila Brasilândia, São Paulo, SP, através da Secretaria de Empregos e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo-SERT
Horta Comunitária Jardim D' Avila, Osasco, SP, através da SERT (Foto 2)
Instituto Educacional Costa Braga, São Paulo, SP
SABESP - Vila Leopoldina, São Paulo, SP
SABESP - Complexo Administrativo da Ponte Pequena, São Paulo, SP